“Don’t Cry”, “November Rain” e “Estranged”: uma história, três canções!

Uma das trilogias mais incríveis do mundo da música envolve as canções “Don’t Cry”, “November Rain” e “Estranged”, hits históricos do Guns N’ Roses.  Já rolou muito debate entre os fãs da banda sobre se haveria relação entre as três músicas (e seus respectivos clipes) entre si. Mas o que se observa é que se trata de uma única trama, muito bem costurada por Axl e seus gunners!

De um conto trágico, baseado na conturbadíssima vida afetiva de Axl surge essa ópera rock dividida em três partes. As músicas são dos álbuns “Use Your Illusion I” (“Don’t Cry” e “November Rain”) e “Use Your Illusion II” (“Estranged”) foram inspirados pelo conto “Without You”, de Del James, amigo de Axl Rose, que se inspirou nos relacionamentos do músico.

AXL E ERIN EVERLY            AXL E STEPHANIE

A primeira das três é “Don’t Cry”:

Com a palavra Axl Rose: “No clipe de há uma cena em que apareço brigando com a Stephanie portando uma arma. Isso aconteceu comigo e Erin (sua ex-esposa) na vida real. Eu ia me matar. Nós brigamos pela arma até que eu finalmente deixasse Erin pegá-la de mim. Antes de gravar, eu disse: “Isso parece bem difícil, pois realmente aconteceu”. Fazer essa cena foi um processo bastante doloroso” — relatou.

No vídeo são exibidas imagens dos integrantes da banda (e namoradas) passando por problemas de relacionamento, e Axl morre várias vezes. No fim, Axl visita seu próprio túmulo, o qual marca sua morte em 1990.

A segunda é “November Rain”:

Clima de festa, casamento, uma capelinha no meio do deserto, convidados… “November Rain” parece ter todos os ingredientes para acabar muito bem e tal, mas… De uma hora para outra a bruxa estaciona a vassoura na recepção e começa a dar tudo errado: taças quebrando, o bolo dançando e uma garrafa de vinho que cai, manchando uma toalha branca, até que noiva babau, mór-réu! Tragédias à parte a dúvida da maioria é: morreu de que? O clipe deixa tudo no imaginário, mas algumas cenas alimentam as especulações da “causa mortis” da bela noiva.  Depois de muita chuva, solos avassaladores de Slash, Axl acorda. Será que era só um sonho, afinal?

A última é “Estranged”:

O clipe começa num show do Guns, com imagens de bastidores. Até aí tudo normal. Mas eles são o Guns N’ Roses, lembra? Nada aqui é normal! hahaha “Estranged” então parece responder à pergunta de “November Rain” pois Axl aparece sendo perseguido pela Swat, supostamente por assassinato. A canção se inspira no conturbado relacionamento de Axl com sua esposa Erin Everly. Em “Estranged” ele aparece tentando suicídio algumas vezes, mas sempre é resgatado, por último por um grupo de golfinhos.

Os fãs sempre tentam encontrar uma ordem diferente para os clipes. Nós nos baseamos na quantidade de público de cada um: Em “Don’t Cry” eles tocam praticamente pra ninguém. ” Em “November Rain” o público aumenta, mas é uma dependência pequena. Em “Estranged” já aparece um estádio lotado, por si só dando uma cronologia para as obras. Se juntarmos as peças com os relacionamentos de Axl e o conto sobre ele que inspirou as canções podemos concluir que eles são muito foda, né? kkkkkkkkkkkkkkkk Muita genialidade envolvida.

Essa matéria não visa aprofundar-se sobre o tema, apenas aguçar a curiosidade para que cada um assista os vídeos, faça seus próprios questionamentos e chegue a suas respectivas conclusões. Importante mesmo é que a música não pode parar.

 

 

Baú do Rock

About the Author: baudorock