A HISTÓRIA DE "STAIRWAY TO HEAVEN", DO LED ZEPPELIN

A HISTÓRIA DE "STAIRWAY TO HEAVEN", DO LED ZEPPELIN

A CANÇÃO MAIS TOCADA, de todos os tempos, nas rádios e nos test drives de guitarra em lojas de instrumentos! (kkkkk) “Stairway To Heaven” tocou mais de três milhões de vezes em rádios de todo o mundo entre os anos de 1971 e 2000. O disco no qual a música está inserido, Led Zeppelin “IV”, vendeu mais de 37 milhões de cópias em todo o planeta e é o terceiro mais vendido nos Estados Unidos. Afinal, o que há de tão mágico nessa canção?

Cena do filme “Quanto Mais Idiota Melhor” onde a placa diz “Não Stairway To Heaven”, nos test drives de guitarra na loja de instrumentos musicais.

A CANÇÃO começou a surgir em 1970, durante as férias de Jimmy Page e Robert Plant no interior do país de Gales, em um chalé chamado Bron-Yr-Aur (foto).  Page começou a parte acústica enquanto Plant compunha os versos iniciais.

Chalé onde Plant e Page iniciaram a composição de “Stairway To Heaven”, durante as férias, em dezembro de 1970

Dias depois a banda ensaiava em Headley Grange (foto) quando começou a montar a canção. Page tinha partes diferentes, entre o elétrico e o acústico, e sentiu que poderiam ser interligadas. Enquanto tentou colar as partes, juntamente com o baterista John Bonham e o baixista John Paul Jones, Plant se isolou num canto, escrevendo. Quando veio e começou a cantar, aproximadamente 80% da letra de “Stairway To Heaven” estava completa.

Headley Grange, onde o Led Zeppelin terminou de montar a canção Stairway to Heaven.

Segundo John Paul Jones, “Page e Plant voltaram das montanhas galesas com a introdução e o riff da guitarra. Eu literalmente a ouvi em frente de uma grande fogueira na casa de campo. Eu peguei uma flauta e toquei um riff bem simples que nos deu uma introdução, depois fui até um piano para a seção seguinte, acompanhando as guitarras”. Nas gravações Page estava tenso, preocupado com os solos. Então, Jones quebrou o gelo dizendo: “você está me deixando paranóico”. Page devolveu, “VOCÊ está me deixando paranóico”. Depois de muitas gargalhadas Jimmy deu os toques finais à obra.

Jimmy Page, sorridente com seu violão.

ROBERT PLANT disse: “‘Stairway to Heaven’ é uma divagação cínica sobre uma mulher que sempre conseguia tudo o que queria, sem dar a isso a devida reflexão ou consideração”. A relação de Plant com a canção é de amor e ódio. Apesar de ser grande clássico do Led Zeppelin, o cantor se cansou da música e, em meados de 1977, o grupo não a tocava em todos os shows. Em sua carreira solo, Plant não a executava com frequência. Em 1986, ele afirmou que “ficaria com urticária se a cantasse em todos os shows”.

Led Zeppelin. Da esquerda para direita: John Bonham, Robert Plant, Jimmy Page e John Paul Jones

A primeira exibição ao vivo de “Stairway To Heaven” foi em 5 de março de 1971, bem antes do lançamento de Led Zeppelin IV, onde a música foi incluída. Demorou um tempo para a canção conquistar os fãs, mas foi o tipo de amor para a vida inteira.  A música é a mais pedida da história das rádios FM dos Estados Unidos, tendo congestionado as linhas telefônicas das estações no início da década de 1970, apesar da canção não ter sido lançada como single. Pressões da gravadora para diminuir a duração da faixa, para emplacar nas rádios, podem ter sido o motivo, mas a banda não arredou pé e “Stairway to Heaven” fez história!

A icônica guitarra Gibson EDS-1275 resolveu um grande problema. Page não teria que trocar de instrumentos durante a canção.

VEJA O VÍDEO DE STAIRWAY TO HEAVEN:

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *