A incrível história de Rick Allen, o baterista de um braço só.

A incrível história de Rick Allen, o baterista de um braço só.

Rick Allen em 1980

Rick Allen em 1980

O rock n’ roll está repleto de histórias de superação, mas poucas são tão espetaculares quanto a do baterista do Def Leppard, Rick Allen.

Rick iniciou sua carreira profissional em 1978, com apenas 15 anos de idade, substituindo Frank Noon nas baquetas do Def Leppard. Na época, ele ainda frequentava a escola, que acabou abandonando no ano seguinte para seguir carreira somente com a banda.

Com o lançamento de “On Through The Night”, em 1980, a banda decolou e com ela a carreira de Rick Allen, que ficou conhecido por tocar sem camisa, usando uma bermuda com a bandeira da Inglaterra.

Wasted, ao vivo em 1979.

O sucesso se manteve com os discos “High and Dry” e “Pyromania”, que foram grandes sucessos, especialmente no Reino Unido. Na época, Rick era comparado a bateristas grandiosos e de renome, como Keith Moon e John Bonham, devido a sua técnica.

 Photograph

O acidente

No último dia de 1984, porém, uma enorme tragédia avassalaria a vida de Rick que, com apenas 21 anos sofreu um gravíssimo acidente de carro – decorrente de uma disputa de trânsito -, sendo arremessado vários metros para fora do veículo e teve seu braço esquerdo arrancado pelo mau uso do cinto de segurança. Os médicos tentaram reimplantar o membro, mas o esforço foi em vão.

Rick Allen

Rick, que estava prestes a viajar com a banda para o Rio de Janeiro para participar do memorável Rock in Rio 85, acabou tendo que passar por um difícil período de adaptação, e seu retorno à música era ainda incerto. O Def Leppard, por sua vez, também entrou em hiato, enquanto o futuro de seu baterista era incerto.

O retorno de Rick e do Def Leppard

Em 1987, contudo, Rick e o Def Leppard voltaram a gravar. A bateria de Rick sofreu uma pequena modificação para o ajuste do cimbal e, após um período em estúdio, a banda lança seu álbum de maior sucesso, o Hysteria, que dominaria as paradas no ano seguinte.

Assim, dentre altos, baixos e outras tragédias – como a morte do guitarrista Steve Clark, em 1991 -, Rick se manteve no Def Leppard e a banda consolidou de vez sua incrível carreira, mostrando, mais uma vez, que o rock n’ roll pode superar qualquer obstáculo.

E assim, o jovem inglês de apenas 15 anos tornou-se uma das maiores lendas da bateria de todos os tempos e um grande exemplo de superação.

Rick Allen atualmente

Rick Allen atualmente

Baú do Rock

About the Author: baudorock