50 anos de Sgt Pepper's terá relançamento com duas faixas a mais - O MELHOR DA MÚSICA NA WEB

50 anos de Sgt Pepper’s terá relançamento com duas faixas a mais

Nova versão comemorativa será da forma que foi planejado no projeto inicial do álbum: com a inclusão de Strawberry Fields Forever e Penny Lane

Este ano, no dia 1º de junho, o clássico álbum dos Beatles “Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band” irá completar 50 anos do seu lançamento. Para comemorar este cinquentenário do oitavo álbum da carreira do grupo, o disco será relançado em uma versão remasterizada onde incluirá duas das mais famosas canções dos Beatles que ficaram de fora na prensagem original. São elas as músicas Strawberry Fields Forever e Penny Lane que foram gravadas para fazer parte deste álbum, porém a gravadora EMI preferiu lançar na época como um single de duplo Lado A. O produtor George Martin admitiu que não ter adicionado essas duas músicas ao álbum foi o maior erro da sua vida profissional. A companhia dos Beatles, a Apple Corps, teve o apoio de todas as partes envolvidas no disco para que as mudanças fossem incluídas na nova versão comemorativa.
Popularmente abreviado como Sgt Peppers, esta obra prima é considerada um dos melhores álbuns de todos os tempos, ganhou quatro prêmios Grammy e fez história como o primeiro disco de rock a ser nomeado Álbum do Ano.
Após o grupo resolver parar de fazer shows, sem essa obrigatoriedade de se limitar apenas aos instrumentos dos 4 músicos usados ao vivo, o álbum foi baseado em um conceito proposto por Paul McCartney, explorando novas sonoridades, desbravando novas fronteiras criativas de forma mais ilimitada e conceitual. A idéia foi que os Beatles lançassem um LP inteiro que representasse um espectáculo feito pela banda fictícia Sgt. Pepper. Este grupo alter ego acabou por lhes dar liberdade para fazerem experiências musicais. Durante as gravações, a banda esforçou-se para melhorar a qualidade da produção em comparação com os seus lançamentos anteriores. Sabendo que não iriam tocar as canções ao vivo, adotaram uma abordagem mais experimental para composição, arranjos e instrumentos usados.
Os resultados foram faixas como With A Little Help From My Friends e Lucy In The Sky With Diamonds.
Estávamos em outra fase de nossa carreira onde ter o tempo livre deu-nos tempo para entrar no estúdio com idéias loucas. Estávamos todos abrindo nossas mentes para diferentes áreas e compartilhando uns com os outros. Havia muita fertilização cruzada” disse Paul sobre o processo de produção deste grande álbum.

About the Author: Tomaz Sussekind

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *