Luto no rock: morre aos 90 anos o ídolo Chuck Berry - O MELHOR DA MÚSICA NA WEB

Luto no rock: morre aos 90 anos o ídolo Chuck Berry

O “pai do rock” foi encontrado desacordado em sua casa na tarde deste sábado, nos EUA.

Chuck Berry

Chuck Berry

Chuck Berry, considerado por muitos o “pai do rock”, faleceu na tarde deste sábado em sua residência na cidade de St. Louis, Estado do Missouri, nos Estados Unidos.

De acordo com o Ultimate Classic Rock, ele foi encontrado por volta de 12h40 do horário local (14h40 no horário de Brasília) sem sinais vitais em sua casa. Os serviços de emergência chegaram a ser acionados e tentaram a reanimação, em vão. O óbito foi oficialmente declarado às 13h26 (15h26 em Brasília).

O portal G1 destacou trecho da declaração oficial das autoridades a respeito do ocorrido, salientando que a causa da morte ainda não foi divulgada: “A polícia respondeu a um chamado médico de emergência em Buckner Road às aproximadamente 12h40 [horário local, 14h40 no horário de Brasília] de hoje. Dentro da casa, socorristas observaram um homem que não respondiam e imediatamente administraram técnicas salva vidas. Infelizmente, o homem de 90 anos não pôde ser ressuscitado e foi pronunciado morto às 13h26.”

A morte do músico, famoso por inventar o “duck walk” e por criar riffs marcantes de guitarra ainda na década de 50, comoveu o mundo da música e rendeu declarações de fãs de várias partes do mundo.

Chuck tinha 90 anos e deixou sua esposa – com quem viveu por 68 anos – e quatro filhos.

Álbum póstumo?

Chuck Berry havia anunciado em Outubro de 2016 que estava trabalhando em um álbum inédito – o primeiro do músico desde 1979 -, intitulado “Chuck”.

De acordo com entrevistas da época, o álbum estava sendo escrito em homenagem à sua esposa, Themetta “Toddy” Suggs.

Com o falecimento repentino do lendário guitarrista, não se sabe ainda ao certo se o material (ou o que existir dele) será lançado.

Um verdadeiro roqueiro

Chuck Berry revolucionou o mundo do rock com sua energia contagiante, seus riffs marcantes e suas composições extremamente originais. Hits eternos como “Johnny B. Goode”, “Roll Over Beethoven”, “You Never Can Tell”, dentre muitos outros mudaram a história do rock para sempre.

Ídolo absoluto, Chuck sempre foi publicamente declarado uma grande inspiração para os Rolling Stones e chegou a ter uma música regravada pelos Beatles.

Seu sucesso foi tamanho que quebrou as barreiras do enorme preconceito racial existente nos EUA na década de 50, fazendo com que Chuck conquistasse rapidamente a Europa, com direito a aparições na TV francesa e shows no velho continente.

Em todos esses anos, embora tivesse deixado de trabalhar com materiais novos por décadas (antes do álbum anunciado para este ano), sempre se manteve na ativa, realizando inúmeras apresentações e deixando claro que o rock n’ roll em seu sangue não o permitia parar.

Esteve no Brasil em 3 oportunidades (1993, 2002 e 2008).

Confira alguns dos principais sucessos de sua carreira:

1 – Johnny B. Goode

2 – Roll Over Beethoven:

3 – You Never Can Tell:

About the Author: baudorock

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *