MEU PRIMEIRO SHOW DO METALLICA NO BRASIL

MEU PRIMEIRO SHOW DO METALLICA NO BRASIL

Aquele show que vai fazer você se arrepender de não ter nascido antes. Esse foi meu primeiro show do Metallica no Brasil, ginásio do Ibirapuera, em outubro de 1989. Olha o Caveirão ali no vídeo, cabeludo, de camiseta preta, colado na grade, no auge da banda, que já fazia sucesso entre os bangers por aqui havia uns cinco ou seis anos. Sabe aquele show que quem viu viu, quem não viu perdeu? Esse é um deles… Assista o vídeo completo e entenda o porque… Era a turnê “Damage Justice”, que promovia o álbum …And Justice for All.

Logo de cara tomei um susto: depois de esperar meses pra colar na grade, fomos surpreendidos por uma tentativa de pista VIP, que veio a vingar por aqui muitos anos depois, não informada na venda de ingressos. E todo mundo que compra pista quer colar na grade, né? Não havia muitos shows internacionais no Brasil. O ginásio foi enchendo, a pista ficando insuportável até para respirar. E da tal grade pra frente não havia ninguém, praticamente. Advinha: desesperada, a “boiada” derrubou o gradeado todo na unha.

Outra curiosidade: apesar de Metallica ser uma das maiores bandas do planeta, eles vieram apenas com alguns instrumentos de corda e partes pequenas de cenários. Lars Ulrich tocou com uma bateria emprestada por um brasileiro, o Tibério, baterista do grupo de metal Harppia. O som estava excelente, o stage bem montado, como pode constatar pelo vídeo pirata abaixo. Nesse show, apesar de quase morrer esmagado, peguei a palheta número 1 da minha coleção: a verdinha do James Hetfield.

Os caras estavam exaustos depois de quase dois anos seguidos de turnê. Kirk estava com os lábios inchados, com cara de pato, devido a uma alergia. Lars estava arrebentando na bateria (veja o vídeo). Jason calou a boca dos críticos, com uma super presença de palco e um baixo poderoso. James e sua voz rasgada parecia um trovão. Quando tocaram “Seek And Destroy” uma grande roda se abriu na pista. No bis com “AM I EVIL”, os caras trocaram de instrumentos (JAMES NA BATERIA, LARS NO VOCAL, KIRK NO BAIXO E JASON NA GUITARRA). Geral pirou!!! Uma imagem vale mais que mil palavras. Assista o show e veja o setlist abaixo: 

O clipe de “One” tinha sido lançado pouco tempo antes no Fantástico. Imagine só a fissura de esperar até o show!

Veja o setlist:

The Ecstasy Of Gold
Blackened
For Whom The Bell Tolls
Welcome Home (Sanitarium)
Harvester Of Sorrow
The Four Horsemen
Bass Solo
Master Of Puppets
Fade To Black
Seek & Destroy
…And Justice For All
One
Creeping Death
Guitar Solo
Battery
The Frayed Ends Of Sanity
Last Caress
Am I Evil?
Whiplash

About the Author: baudorock

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *