Há 47 anos o Queen fez seu primeiro show

27 de junho de 1970, data da primeira vez que o Queen subiu ao palco.

Foi na pacata cidade de Truro, na Inglaterra, em uma apresentação na Câmara Municipal que iniciou o reinado de uma das maiores bandas da história do Rock. Era a estreia do novo vocalista, Freddie, que fazia questão de enfatizar durante vários momentos do show “Agora, somos o Queen!”, afinal, para a maioria das pessoas na plateia, muitos achavam que aquele grupo ainda era o Smile, banda anterior do baterista Roger Taylor e do guitarrista Brian May, onde tinha um tal de Tim Staffell no baixo e nos vocais.

Alguns meses antes, este show já havia sido anunciado no jornal da cidade e a mãe de Roger Taylor, envolvida na organização do evento em prol da Cruz Vermelha, tinha colocado um pequeno reclame no diário local.

Em março, após o baixista e vocalista Tim Staffell deixar a banda Smile, nas apresentações de abril e maio, Taylor e May dividiram os vocais com o baixista Mike Grose, que havia tocado com o baterista em outra banda nos anos 60.

O Smile estava com os dias contados até que apareceu um tal de Farrokh Bulsara que já tinha sido vocalista de outras bandas da cena de Londres. Por volta de 69, ele dividia apartamento com o baterista, era fã do Smile e até já havia sido roadie deles em alguns shows.

Um belo dia Farrokh Bulsara convenceu seus amigos do Smile de que ele deveria ser o novo vocalista. Taylor e May concordaram e a estreia foi marcada para 27 de junho de 1970.

Banda nova, nome novo! Farrokh, que mudou seu nome artístico para Freddie Bulsara, sugeriu o nome Queen. A princípio, Taylor e May não gostaram muito do nome mas como não tinham muito tempo para pensar, acabaram deixando.

Quando subiram ao palco da Câmara Municipal de Truro e soltaram os primeiros acordes de “Stone Cold Crazy”, eles já eram o Queen. Após mais duas apresentações com Grose no baixo, depois o Queen teve Barry Mitchell no baixo até o final de 1970. No ano seguinte, John Deacon assumiu de vez o instrumento e completou a formação clássica e definitiva do Queen. O primeiro álbum veio depois em 1973.

Baú do Rock

About the Author: Tomaz Sussekind

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *