Chacrinha 100 anos - Veja apresentações de Raul, Legião, Cazuza, Titãs e muitos outros - O MELHOR DA MÚSICA NA WEB

Chacrinha 100 anos – Veja apresentações de Raul, Legião, Cazuza, Titãs e muitos outros

30 de setembro de 2017, hoje o Chacrinha completaria 1 século de vida se estivesse vivo.

Aniversariante do dia: Chacrinha faria 100 anos hoje! Vejam quantas figuras do Rock nacional passaram pelo palco do velho guerreiro. Assista no final desta matéria os vídeos das apresentações de Raul Seixas, Cazuza, Legião Urbana, Os Paralamas do Sucesso, Capital Inicial, Titãs, Engenheiros, Lobão, Plebe Rude, Ultraje a Rigor, Zero, Leo Jaime, Barão Vermelho, Metrô e RPM

Chacrinha

José Abelardo Barbosa de Medeiros, mais conhecido como Chacrinha, foi um radialista e apresentador de programas de auditório de grande sucesso das décadas de 50 a 80.  Foi o autor da célebre frase: “Na televisão, nada se cria, tudo se copia”. Em seus programas de televisão, foram revelados para o país inteiro nomes como Roberto Carlos, Raul Seixas, entre muitos outros. Numa época em que o rádio e a TV aberta eram as únicas formas de divulgar e espalhar o seu som por aí, o programa do Chacrinha na Rede Globo foi a principal plataforma de divulgação para a cena pop rock dos anos 80 de Cazuza, Legião, Paralamas, Engenheiros, Lobão, etc. Nas tardes de sábado na Rede Globo, o programa Cassino do Chacrinha era um sucesso absoluto e como era muito remota a possibilidade de uma banda tocar ao vivo na TV, todas essas bandas iam no programa pra fazer aquele play back hilário com performances épicas nos anos 80!

“Velho Guerreiro” foi um apelido dado por Gilberto Gil ao Chacrinha na canção  “Aquele Abraço”.

Chacrinha era uma figura excêntrica que se vestia de forma muito peculiar, meio palhaço, de cartola, Desde a década de 70 já era chamado de Velho Guerreiro, conforme homenagem feita a ele por Gilberto Gil que assim se referiu a Chacrinha na letra de canção  “Aquele Abraço”.  Alcançou grande popularidade com os seus programas de calouros, nos quais apresentava-se com roupas engraçadas e espalhafatosas, acionando uma buzina de mão para desclassificar os calouros com seu humor debochado. Ele distribuía abacaxis e perguntava “-Vai para o trono, ou não vai?“. Se o calouro não fosse aprovado pelo auditório, levava uma buzinada do apresentador e abacaxis que o público jogava em sua direção. Era algo como um Freak Show para a família brasileira.

Chacrinha e Raul Seixas

Ele usava bordões e expressões que se tornaram muito populares, como “Teresinha!”, “Vocês querem bacalhau?”, “Eu vim para confundir, não para explicar!” e “Quem não se comunica, se trumbica!”. No seu programa tinha vários jurados no qual se destacaram Carlos Imperial, Aracy de Almeida, Rogéria, Elke Maravilha e Pedro de Lara. Entre as dançarinas mais conhecidas tinha a Rita Cadillac. Chacrinha morreu em junho de 88.

Assista abaixo os vídeos:

Raul Seixas (ao vivo)

Cazuza

Titãs

Legião Urbana

Paralamas:

Capital Inicial

Kid Abelha

Lobão

Engenheiros do Hawai

Ultraje a Rigor

Plebe Rude

RPM

Barão Vermelho

Metrô

Zero

Léo Jaime

 

About the Author: Tomaz Sussekind

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *