EDDIE e a Donzela de Ferro

EDDIE e a Donzela de Ferro

Quem é fã e até quem não é, sabe que uma das maiores bandas do planeta, o IRON MAIDEN possui 1 gigante boneco, ou melhor, 1 mascote da banda em seus shows e onipresente na capa de todos os seus discos, o famoso EDDIE que aparece do homônimo disco Iron Maiden ao atual The Book of Soul.

Virou o logotipo, a marca registrada do rock mais famosa de todos os tempos, e o mascote saiu dos shows e capas para virar um produto de merchandising em inúmeros produtos que vão desde um simples chaveiro até o rótulo estampado da cerveja oficial da banda.

Vamos agora contar um pouco sobre a criação e algumas curiosidades sobre o Eddie.

Uma das preocupações do Steve Harris era a banda ter uma “cara”.

Então em um dos primeiros shows da banda ele colocou uma máscara no baterista que cuspia sangue durante a música Iron Maiden, e assim nasceu o EDDIE THE HEAD.

Ele ganhou esse nome por uma lenda bem tosca que tinha na Inglaterra na época:

“Uma mulher deu à luz uma criança que não tinha braços, pernas ou tronco. Era só uma cabeça e seu nome era ‘Eddie’ (‘the Head’ significa ‘a cabeça ‘ em inglês). O médico disse a ela para não se preocupar, pois ele conseguiria um corpo adequado para o bom Eddie em um ano ou pouco mais. Assim, um ano mais tarde, o pai de Eddie chegou em casa no aniversário do menino e junto de toda família disse: ‘Bem, hoje é seu aniversário e, garoto, temos uma surpresa para você, o melhor presente de todos!’.

Ao ouvir isso, Eddie retrucou: ‘Ah, não! outro maldito chapéu não!”

Então o Iron Maiden conheceu Derek Riggs, desenhista que criou o primeiro corpo do Eddie.

O Eddie cresceu e foi ganhando mais personalidade ao longo dos álbuns do Iron Maiden.

Quando o Bruce Dicknson saiu do Iron Maiden, no álbum The X Factor, o Eddie não foi desenhado.

Ele virou um boneco realista e foi fotografado na capa mais “gore” do Iron Maiden.

A capa chocou e não agradou muito os fãs… Em 99 o Iron Maiden lançou um jogo pra PC chamado EdHunter, e o Eddie ganhou um visual 3D, e na sua versão clássica do Piece of Mind, sem a camisa de força.

O Eddie voltou a ser desenho e já foi nuvem, Alien e muitas outras coisas… A única característica que nunca mudou no Eddie foi seu nariz!

Essa é a história do Eddie, mas em cada cd, single, cada desenho tem uma história, e alguns muitas mensagens subliminares. Vcs querem que eu conte mais sobre isso? Comente!

Baú do Rock

About the Author: Sérgio Scarassatti