BEETHOVEN, O PRIMEIRO MÚSICO DO HEAVY METAL

VEJA O QUE DIZEM OS MAESTROS ROBERTO MINCZUK E JÚLIO MEDAGLIA

Não é segredo algum que o alemão Ludwig Van Beethoven (1770-1827) é um dos maiores músicos que já colocou os pés em nosso planeta. Para muitos ele é considerado o principal compositor de todos os tempos, não só pela sua incrível capacidade criativa, obras estonteantes, mas também pelo seu espírito inovador e revolucionário.

O maestro Roberto Minczuk disse que Beethoven foi o “heavy metal da época”. “Antes de Beethoven, nunca tinha se ouvido uma música tão forte. É de uma velocidade jamais atingida”. E pode-se dizer que ele tinha também um pezinho no Punk, no faça você mesmo, pois, criava sem a preocupação de respeitar as regras musicais vigentes e era ligado aos movimentos rebeldes da sua época.

O Que Diz o Maestro Júlio Medaglia?

Outra figura carimbada no circuito musical brasileiro é o maestro e arranjador Júlio Medaglia, o experiente músico também é fã declarado de Beethoven e sempre demonstra profundo respeito pela sua obra e a dificuldade em retratá-la ao vivo. “É o demônio da história da música. Ele a transformou em um grande veículo da alma humana. Até então, a música clássica era abstrata, cristalina, quase independente do ser humano. E ele colocou paixões e alegrias”, diz Medaglia.

Foi Beethoven quem inaugurou a tradição de compositor livre, que escreve música para si, sem estar vinculado às encomendas de um príncipe ou a um nobre como era o costume.

Entender a história de Beethoven é entender que, não à toa, o rock se apropriou tanto da Música Clássica e de obra de gente como ele e o ponto de contato entre as duas vertentes parece ir muito além das causas estilísticas. O grande legado da música do passado pode ter sido exatamente essa rebeldia, essa subversão da ordem das coisas através da arte, uma proposta muito bem incorporada pelos roqueiros, um casamento que nunca aconteceu de forma tão satisfatória entre outra dupla de gêneros musicais.

Como diz o Pai do Rock, Chuck Berry: “Não Esqueça Beethoven”

Baú do Rock

About the Author: baudorock

Avatar