E O BOCÃO É DISCO DE PLATINA OUTRA VEZ!

Em Maio tivemos 3 bandas de renome no mundo do rock recebendo o Disco de Platina da RIAA (Recording Industry Association of America – Associação Americana da Indústria de Gravação), que responde pelos sucessos em território Norte Americano. O disco de Platina é entregue ao artista quando uma música (na categoria single) ou o disco inteiro (categoria Album) atingem 1 milhão de cópias vendidas ou compradas on-line.

O primeiro deles veio com R.E.M. e a música Losing my religion, na categor single, que teve comprovada, no dia 10 de maio de 2019, 1 milhão de cópias vendidas. A música foi  lançada em 12 de março de 1991 e demorou 18 anos para receber o disco de ouro, ou 500 mil cópias, em 01 de outubro de 2009, tendo sido então necessários mais 10 anos para atingir a marca necessária para o disco de platina.

O dia 23 de Maio foi mais importante ainda, com 2 bandas recebendo o grande prêmio.

O Dragonforce conseguiu o Disco de Platina em 23 de Maio

Para início de conversa, temos a banda Dragonforce, com a música Through the fires and flames, também na categoria single. A icônica música, lançada em 13 de Março de 2007, levou pouco mais de 1 ano para chegar às 500 mil cópias e faturar o ouro, em 21 de Maio de 2008 e, então, diminui o interesse do público, demorando outros 11 anos para chegar a 1 milhão.

A parceria Run D.M.C. e Aerosmith finalmente chegou a 1 milhão de cópias

No mesmo dia a banda do bocão Steve Tyler chegou ao seu vigésimo disco de platina, dessa vez com a parceria entre Aerosmith e Run-D.M.C, com a música Walk this Way, na categoria single. O que causa surpresa aqui foi o tempo que demorou para chegar lá: lançada em 17 de Julho de 1986, recebeu o disco de Ouro em 21 de Maio de 1993 e teve que esperar 26 anos no total para chegar no de Platina. Lembrando que o Aerosmith já tem 9 discos de Ouro, agora 20 discos de Platina (entre 1 e 9 milhões de cópias) e um disco de Diamante (10 milhões ou mais) com o Álbum Aerosmith’s Greatest Hits, já com 11 milhões de cópias vendidas.

Não é nada, não é nada, parece muito, mas é quase nada comparado com o grande campeão de vendas da história do Rock, o disco Led Zeppelin IV, com pelo menos 23 milhões de cópias (Led, por sinal tem 5 discos de Diamante, com mais de 10 milhões de cópias vendidas).

O disco mais vendido da história do Rock

Quem será capaz de bater o record dos meninos que construiram uma escada para o céu?

Baú do Rock

About the Author: Luiz Totti

Avatar