Há 50 anos Beatles fez a icônica foto atravessando a rua

Capa é uma das imagens mais emblemáticas da história do Rock e da cultura pop em geral

"Abbey Road", dos Beatles, de 1969.
“Abbey Road” Beatles, de 1969.

Há exatamente meio século, um fotógrafo escocês chamado Iain MacMillan clicou em Londres uma famosa banda, formada por 4 jovens de Liverpool, atravessando na faixa de pedestres perto do estúdio aonde estavam gravando um de seus álbuns. Nem ele imaginava que aquela seria uma das fotos mais emblemáticas, conhecidas e parodiadas da cultura pop. Sim, foi nesta data que nasceu a clássica capa do disco “Abbey Road”, dos Beatles, de 1969.

Desde então, turistas de todos os cantos do planeta vão até lá para tentar reproduzir a mesma cena atravessando na faixa de pedestres

Para fazer a foto foi necessária a ajuda de um policial que ficou segurando o tráfego enquanto o fotógrafo tentava o melhor ângulo. Foram no total seis tentativas, até que um impaciente John Lennon se cansasse e decretasse como encerrada a sessão de fotos.

Estamos aqui para gravar, não para posar o dia todo“, disse Lennon ao fotógrafo, pois os Beatles estavam dando uma breve pausa nas gravações ali ao lado no estúdio Abbey Road para a sessão de fotos.

Foto ganhou varias paródias e memes

A clássica capa é um sucesso sendo parodiada em memes, montagens, em centenas de versões diferentes e inusitadas. Confira abaixo algumas delas:

Baú do Rock

About the Author: Tomaz Sussekind

Tomaz Sussekind