Metallica em tour com Greta Van Fleet: passagem de bastão?

Metallica em tour com Greta Van Fleet
Metallica em tour com Greta Van Fleet

Metallica foi formado em Outubro de 1981 e estreou em 14 de Março de 1982 com Lars Ulrich, James Hetfield, Dave Mustaine e Ron McGovney. São quase 30 anos de sucesso absoluto, mas há uma parcela de seus fãs que já não reconhecem a mesma banda que surgiu no underground do Heavy Metal de Los Angeles.

Metallica é também conhecida por fazer parte do Big Four do Trash metal junto com Anthrax (1981, Nova York), Slayer (1981, Huntington Park) e Megadeth (1983, Los Angeles), bandas que mudaram todo o cenário do rock com a popularização do gênero Trash Metal e influenciando todas as bandas que vieram a seguir nesse espectro do rock, criando uma legião de fãs no mundo inteiro, sendo hoje uma das bandas de rock mais conhecidas do planeta.

O Big4 do Trash Metal foi reduzido a Big3?

Há quem reclame que a banda, a partir do disco “Metallica” de 1991 se tornou mais comercial e mais melodioso, com a música Enter Sandman sendo o momento de transição para “banda de adolescentes”, se perdendo das origens e “se vendendendo” às grandes gravadoras. Claro que há controvérsias e se, por um lado o site metal underground fez uma piada em primeiro de Abril desse ano dizendo que o Metallica havia se desligado oficialmente do Big Four e que o Megadeth seria o próximo (https://www.metalunderground.com/news/details.cfm?newsid=144762 , em inglês), por outro lado, Steve Zetro Souza, vocalista da Banda Exudus diz que não há um Big Four, com o Metallica ficando sozinho com as honrarias de Reis do Trash Metal.

A banda de "trash metal" MEtallica
A banda de “trash metal” MEtallica

É também sabido que a cada dia que passa os line ups de shows de rock têm se tornado um campo fértil de exploração comercial e de marketing, trazendo consigo os inerentes problemas relativos a atender às expectativas do publico alvo: é melhor fazer um evento focado em um gênero e conseguir pouca publicidade ou atrair olhares e mídia com bandas mais populares?

Greta Van Fleet, vencedor  do Grammy
Greta Van Fleet, vencedor do Grammy

E é na combinação desses dois fatores que eu vejo, pessoalmente, o fato do Metallica trazer o Greta Van Fleet para abrir seus shows na América do Sul, recentemente anunciado para 2020. Gostem ou não, os moleques geraram uma baita de uma visibilidade com a questão de serem muito parecidos com o Led Zeppelin, gerando revolta até mesmo de Robert Plant e há uma curiosidade muito grande em torno deles, sem sombra de dúvida, principalmente entre os adolescentes. Por outro lado, o fato de o Metallica ter mudado ligeiramente sua trajetória para um Trash Light Metal, acaba atraindo mais a atenção da molecada, e o mais velhos falam: sou fã da banda mas vou lá para ver as músicas do tempo de Masters of Puppets. Claro que não é uma passagem de bastão, mas não deixa de ser estranho ver as duas bandas compartilhando um mesmo palco, distantes em gerações e distantes em estilos. O rock se tornou comercial e deixou de ser arte?

Não sei dizer se esse acordo entre eles foi costurado pelo empresário que trouxe o show para a região ou se é um acordo entre empresários das duas bandas, mas sei que gerará muita discussão, até certo ponto parecido com as do Rock in Rio. Metallica e Greta vão estar pela América do Sul em Abril do ano que vem, visitando as cidades de Santiago, Buenos Aires, Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Belo Horizonte, no que será a 15ª perna do tour WorldWide, iniciado pelo Metallica em Fevereiro de 2016 e que já rodou o mundo todo.

WorldWide tour América do Sul: Metallica e Greta Van Fleet... novos tempos?
WorldWide tour América do Sul: Metallica e Greta Van Fleet… novos tempos?

Ah, só para jogar um pouquinho de pimenta nos olhos dos outros, na perna 14, na Oceania, em Outubro desse ano, a abertura para o Metallica será feita pelo Slipknot.

Baú do Rock

About the Author: Luiz Totti

Avatar