Mason Metalfest: da série “Esses Rockeiros Malvadões”

Mason McDeid supera suas dores com o Heavy Metal
Mason McDeid

Metalfest é um festival anual que ocorre em Minnesota em prol da conscientização sobre os problemas da Paralisia Cerebral

Desde sua gênese o Rock tem sido rotulado como um estilo ligado a “coisas ruins” pelos padrões sociais estabelecidos à época: a liberdade de se expressar, cantar, dançar, fazer sexo e escolher o que quer consumir, seja álcool, tabaco ou drogas, se colocava diametralmente oposta à rigidez da tradição, família e propriedade da então conservadora sociedade (não que tenha mudado muito hoje em dia….). Com a evolução do rock, vieram as bandas de Heavy Metal, Trash Metal, Dark Metal e “Qualquer coisa Metal” que reforçaram a oposição aos paradigmas de estilo, adotando um visual escuro e, inclusive, com imagens quase que satânicas, o que criou um outro estereótipo, de que todo rockeiro é satanista, ainda que sabendo que Ozzy e Alice Cooper são cristãos anglicanos… Fazer o que, né?

Mas todos nós sabemos que isso não é verdade. Hoje vamos contar a história de Mason McDeid, um rapaz de 23 anos que sofre de paralisia cerebral desde o parto. Todos os dias quando chegava do trabalho, não surpreendia a seu pai, Richard, que ele estivesse chorando, uma das consequências da doença que também fizera com que a mãe de Mason os abandonasse, deixando pai e filho para tocar a vida sozinhos, um “pai solteiro”. Num desses dias, Richard colocou a música “Binge and Purge” do Metallica e alguns minutos depois Mason parou de chorar e caiu no sono ouvindo heavy metal, pela primeira vez sem necessitar que o pegassem no colo. A partir daí, todas as vezes que a criança estava nervosa, o pai colocava Metallica e em pouco tempo Mason já reconhecia as mais várias bandas de metal.

Mason McDeid supera suas dores com o Heavy Metal
Mason McDeid supera suas dores com o Heavy Metal

Mason já passou por mais de 130 cirurgias e o persistente pai (ah, esses seres quase sempre incompreendidos) o levou a mais de 1.000 shows para ver mais de 1.200 bandas de rock, até que, em 2018, Richard achou que seria uma boa ideia usar o mês de Março, que é o da conscientização de paralisia cerebral, para montar um Mini festival anual para que também pudesse levar a mensagem sobre a qualidade de vida das pessoas com esse problema. Mason se tornou então, um promoter na região de Minneapolis, com sua empresa chamada “The Best seat in the house”, e chamou o festival de Mason Metalfest.

Metalfest I, em março de 2018
Metalfest I, em março de 2018

O primeiro festival ocorreu em Março do ano passado e reuniu bandas como Mastiff, Hatebeast, Omega Sequence, Karma Sutra entre outras que se apresentaram de forma VOLUNTÁRIA, em prol da causa defendida pelos McDeid, além de muitas outras bandas que foram para prestigiar e assistir ao festival, que ganhou o prêmio de melhor festival de metal do ano em Minnesota: “Eu estendi o tapete vermelho para ele enquanto milhares de pessoas gritavam seu nome. Não tem preço”, disse o pai.

Mason e seu pai Richard, e o prêmio de melhor festival de Metal de Minneapolis
Mason e seu pai Richard, e o prêmio de melhor festival de Metal de Minneapolis

Em Março de 2019, o promoter repetiu a dose, com o Mason Metalfest 2, com bandas como Hex Vortices, Forever in Grey, Karma Sutra, Mortic e outros 6 grupos, e o sucesso se repetiu, com ingressos a apenas U$ 10 (ou R$ 40,00).

Mason Festival II, em março desse ano, com um lineup bem pesado
Mason Festival II, em março desse ano, com um lineup bem pesado

A vida escreve a história ao contrário, para desmentir mitos, desfazer estereótipos e colocar o trem em seu eixo correto. Temos muitos exemplos de bandas de rock, desconhecidas e famosas, que fazem o bem sem olhar a quem e provam que o coração de rockeiro não é peludo e que a consciência social é, de fato, o que norteia esse estilo que tanto amamos. Recentemente publicamos aqui no Baú um texto sobre o Disturbeb e sua luta contra a depressão, que vocês pode ler aqui: http://baudorock.net/2019/08/disturbed-e-a-depressao-voce-nao-esta-sozinho/

Para quem quer ver um pouco mais, um vídeo de 60 segundos sobre a história de Mason e seu pai

Special Needs Heavy Metal
Baú do Rock

About the Author: Luiz Totti

Avatar