HÁ 49 ANOS, O MUNDO PERDIA JIMI HENDRIX

O primeiro guitar hero da história virou lenda, em 18 de outubro de 1970

Seria ele mais um dos que entraram acidentalmente para o Clube dos 27, ou teria Jimi Hendrix tirado a própria vida? A autópsia, feita 12 dias depois, nunca foi totalmente conclusiva. No sangue de Jimi encontraram nove tipos de sonífero, sendo que ele morreu asfixiado no próprio vômito. Foi encontrado no quarto de hotel da namorada Monika Dannemann.

Dois dias antes de morrer ele fez um show com seu amigo e vocalista do The Animals, Eric Burdon, que deu uma entrevista emocionada à BBC onde dizia que o amigo haveria se matado: disse que Hendrix deixou um “bilhete de suicídio”, que seria um poema de várias páginas que Burdon mantem consigo até hoje, mas que nunca mostrou.

Segundo Eric Burdon, “o poema tem coisas que Jimi vinha dizendo, mas que ninguém escutava. Foi um bilhete de adeus e um de olá. Não acho que ele tenha cometido suicídio de um jeito convencional, só decidiu ir embora quando quis. Sabia que ele estava mal há um ano”, completou.

O show do dia 16 foi após o fim da turnê pela Europa. Durante um mês Jimi se hospedou no Hotel Cumberland. Ele pediu para o gerente lhe reservar mais uma noite para fazer a apresentação com Eric Burdon. “Jimi não estava bem, no começo tocou mal, como um amador, usando truques para esconder as deficiências, mas depois fez um solo que foi bom e a plateia gostou. Ele saiu do palco e voltou, fazendo a base para a canção Tobacco Road, essa foi sua última canção”, disse Burdon.

Baú do Rock

About the Author: Márcio Jean De Carli

Márcio Jean De Carli