Grammy 2020 e os melhores do metal

O Grammy

O Grammy é um dos prêmios musicais mais tradicionais e conhecidos do mundo, tendo sido apresentado pela primeira vez em 1959, em Los Angeles, pela NARAS (Academia Nacional das Artes e Ciências da Gravação, em tradução livre).  Entre os premiados dos primeiros anos, muita gente do jazz e estilos musicais clássicos da época, com seres de outro planeta como Ella Fitzgerald e Frank Sinatra e, em 1964, a música do ano foi “The Girl From Ipanema”, executada por Stan Getz e Astrune Gilberto.

Apesar de prêmios dados aos Beatles, com a melhor composição “Michelle” em 1966 e o melhor álbum “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” em 1967, o Grammy só veio reconhecer o rock como um gênero específico a ser premiado, acreditem, em 1980 apenas. Desde 2005 com “Boulevard of Broken dreams”, eleita como a melhor música e um prêmio duplo para o U2 (melhor composição “Sometimes You Can’t Make It on Your Own” e melhor álbum “How to Dismantle an Atomic Bomb”) que não temos o rock como expoente máximo da premiação.

Hoje em dia são 4 prêmios Grammy para o rock, com “Melhor performance – rock”, “Melhor performance – metal”, “Melhor composição – Rock” e “Melhor Álbum – Rock”; sempre lembrando que o critério para ser indicado é que o álbum ou música tenha sido lançado nos Estados Unidos entre 01 de Outubro e 30 de Setembro do ano seguinte. Quem quiser conferir mais sobre o Grammy, a página (em inglês) é essa: https://www.grammy.com/ e sobre o que já saiu no Baú aqui http://baudorock.net/2017/01/tem-rock-no-grammy-2017/

As indicadas

A idéia aqui, hoje, é trazer para votação dos quase 2 milhões de fãs do Baú do Rock e para os quase 30 mil membros do Baú do Rock Roadies qual seria, na sua opinião, a melhor performance do Metal, entre as 5 músicas indicadas para o Grammy 2020.

ASTOROLUS – THE GREAT OCTOPUS – Candlemass Featuring Tony Iommi – a Banda sueca, formada em 1984 convidou o guitarrista do Black Sabbath para esse single, em um vídeo pesado e com restrição de idade (18 anos) no YouTube (para quem quiser ver a performance do guitarrista, vá direto até o 3´50” do vídeo.

HUMANICIDE – Death Angel – Banda californiana formada em 1981, com alguns hiatos, que está voltando com a força toda com o novo álbum Homicide, mesmo nome da música indicada. Confira aqui:

BOW DOWN – I Prevail – relativamente nova no cenário musical, foi formada em 2013 em Michigan, EUA e esse é o primeiro single lançado desde que o vocalista Brian Burkheiser teve problemas em suas cordas vocais em 2017.

UNLEASHED – Killswitch Engage – A banda de Massachusetts, formada em 1999, outra banda que retorna depois que o vocalista, Jesse Leach, passou por uma cirurgia nas cordas vocais

7EMPEST – Tool – depois de 13 anos de espera, o Tool volta com um belo álbum, cujo carro chefe é o 7empest, uma música de 15 minutos

E aí, qual você gostou mais? Foram justas as indicações? Quem você acha que deveria estar aqui e que foi renegado? Lembrem-se, apenas músicas entre Outubro-2018 e Setembro-2019

Baú do Rock

About the Author: Luiz Totti

Avatar