Pearl Jam lança música inédita com um estilo diferente do padrão

Após 7 anos sem lançar nada novo “Dance of the Clairvoyants” é o primeiro single do inédito álbum Gigaton

Pearl Jam- foto de divulgação

Desde 2013 sem lançar um novo álbum (o último foi o “Lightning Bolt”), chega o aguardado momento de escutar um material inédito do Pearl Jam! A banda de Eddie Vedeer presenteou seu público nesta terça-feira (21) ao disponibilizar “Dance of the Clairvoyants”, o primeiro single do inédito álbum Gigaton, com lançamento previsto para 27 de março.

Ao escutar Dance of the Clairvoyants, logo de cara já percebemos que é algo bem diferente do que estamos acostumados em relação a Pearl Jam. A música começa com uma bateria eletrônica e programações de teclado, depois a voz e as guitarras vão entrando e a sonoridade fica mais orgânica, mais “som de banda”. A música é dançante e remete demais ao Talking Heads. É algo tão notório, tão evidente, que essa comparação com o grupo oitentista de David Byrne é natural e inevitável.

O baixista Jeff Ament publicou uma mensagem no Instagram oficial da banda:.

“Pearl Jam está de volta. Dance of the Clairvoyants foi uma tempestade de experimentações e colaborações reais. Nós abrimos algumas novas portas criativas e isso é empolgante”

Esta empolgação pela experimentação com novas sonoridades nos faz especular: seria apenas uma única faixa diferente, uma canção ímpar numa onda diferente ou o álbum inteiro busca novas sonoridades, podendo até ser um divisor de águas na carreira, como um “Achtung Baby” do PJ?

Uma coisa é certa, a empolgação e a busca por renovação pode ser muito saudável para a longevidade da banda. Mas a ousadia de apresentar algo bem distante do Rock-grunge-garageiro que consolidou a banda, também dividiu opiniões entre os fàs nas redes sociais. E você, o que achou? Não ouviu ainda? Escute aqui:


Baú do Rock

About the Author: Tomaz Sussekind

Tomaz Sussekind