8 DE JUNHO: DIA DO HEAVY METAL ANDRÉ MATOS!

A partir de agora o Dia do Heavy Metal será Dia do Heavy Metal André Matos, sendo comemorado no Dia 08 de junho.

Ainda não virou Dia Mundial, mas o poder legislativo de alguns estados está dedicando um dia especial à memória do maestro André Matos, ícone do metal nacional, que nos deixou prematuramente em junho passado.

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo, por exemplo, acrescentou o item ao Anexo I da Lei nº 10.973, de 14 de janeiro de 2019, instituindo o Dia Estadual do Heavy Metal André Matos.

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Faço saber que a Assembleia Legislativa decretou e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º O Anexo I da Lei nº 10.973, de 14 de janeiro de 2019, que consolida a legislação em vigor referente às semanas e aos dias/correlatos estaduais comemorativos de relevantes datas e de assuntos de interesse público, no âmbito do Estado, passa a vigorar acrescido de item com a seguinte redação:
“Dia Estadual do Heavy Metal André Matos, a ser comemorado, anualmente, no dia 8 do mês de junho.”

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Palácio Anchieta, em Vitória, 06 de março de 2020.

JOSÉ RENATO CASAGRANDE
Governador do Estado

Fonte: Diário Oficial

Os deputados estaduais do Paraná aprovaram em 1ª discussão, nesta segunda-feira (9), o projeto de lei 492/19 que institui o Dia Estadual do Heavy Metal, a ser comemorado anualmente no dia 08 de junho.

A autoria é do deputado Douglas Fabrício (Cidadania), que escolheu a data em homenagem ao cantor, compositor, pianista e maestro brasileiro, André Matos, que faleceu no último dia 08 de junho de 2019. André Matos integrou as bandas brasileiras de metal Viper, Angra e Shaman. Desde outubro de 2006 ele estava em carreira solo.

Segundo Douglas Fabrício, a proposta foi apresentada devido ao reconhecimento do estado do Paraná ao músico brasileiro que teve carreira artística vitoriosa no Japão, Estados Unidos e países da Europa, com milhões de discos vendidos e inúmeros shows realizados.

Ele explica que André Matos foi pioneiro na mistura da música clássica com o estilo pesado do heavy metal e ritmos brasileiros. O cantor e compositor inseriu o Brasil no cenário do rock internacional, em um estilo dominado por norte-americanos e europeus.


Baú do Rock

About the Author: Márcio Jean De Carli

Márcio Jean De Carli