O “cobra” Hetfield agora é nome de… cobra!!!!

Na língua Portuguesa a palavra cobra pode ter vários significados,  que vão desde a definição do rétil venenoso (ou não), passando pelo adjetivo de tamanho que é antônimo ao da definição de “Neiva do céu”, pelo Grupo 9 e pelo Bumba meu Boi até ser um superlativo para um fora de série. Não nos esqueçamos que, principalmente para os genros, tem uma conotação bem assustadora, também. 

Mas o assunto aqui hoje é com relação a uma homenagem a um “cobra” do Heavy Metal, o Jaminho da Califórnia e vocalista do Metallica. Dois Phd (de Phodas) da Universidade de Portugal (de uma casa portuguesa, com certeza),  Dr. Luis Miguel Pires Ceríaco e Mariana Pimentel Marques, especializados em zoologia e reptologia encontraram uma nova espécie de serpente da família das Atheris aos pés de um vulcão em Guiné Equatorial, na África. 

A dupla fazia pesquisas na Ilha de Bioko (não coloquem um “R” a mais, por favor) quando encontraram essa serpente, que pode chegar a 52 cm de comprimento e tem a cabeça triangular cheia de escamas, o que dá uma aparência de dragão a ela. Miguel e Mariana disseram que, ao identificarem a primeira cobra no Brioko em mais de 100 anos, a primeira natural da ilha muito venenosa, aos pés de um vulcão, no meio de uma misteriosa selva tropica e com essa semelhança a um dragão, não pensaram duas vezes e nomearam o animal como “Atheris hetfieldi”, pois nada mais Heavy Metal do que isso. 

Os pesquisadores quiseram homenagear àquele que “nos alegra com suas músicas desde que éramos adolescentes, nos trazendo excelentes vibrações” e que, ao usar o nome de James eles esperam, também, contribuir para a divulgação dos estudos e dos trabalhos realizados na preservação das espécies, pois “estamos vivendo um tempo que um grande número de espécies desaparecerá da face da Terra, algumas antes mesmo que consigamos descobri-las”. 

O link para a reportagem, em inglÊs, está aqui: https://www.reptilesmagazine.com/atheris-hetfieldi-a-new-african-bush-viper-named-after-metallica-frontman-james-hetfield/

Outras notícias sobre o Metallica http://baudorock.net/2020/03/metallica-adia-a-turne/

Atneris Hetfieldi
Artheris hetfieldi (foto cortesia)
Baú do Rock

About the Author: Luiz Totti

Avatar