
Um vocalista é bom! E dois? Seria muito?
Hoje vamos analisar um fato que é um tanto peculiar no mundo do Rock, que é participação de mais de um vocalista de gerações diferentes da mesma banda cantando juntos!
Claro que sabemos que algumas bandas dividem os vocais entre os membros, ou sempre contam com participações especiais, mas é um tanto atípico quando vemos dois vocalistas que são de épocas diferentes da mesma banda se apresentando juntos, e é sobre isso que vamos falar.
Vou destacar apenas duas bandas aqui, que ao meu ver tiveram uma relevância maior nos últimos anos.
Vamos começar falando do Killswitch Engage com o single The Signal Fire, que foi aquele estouro quando saiu, trazendo muito peso, e principalmente emocionando os fãs vendo os dois vocalistas juntos, foi algo surreal! Também só mostrou que há espaço sim para mais de um vocalista na banda e que isso pode ser incrível.
Jesse Leach com seus problemas pessoais aos trancos e barrancos com idas e vindas na banda, acabou cedendo espaço para o Howard Jones, que me impressionou com o cover de Holly Diver do Dio junto com a banda. Anos passam, Jesse volta. E de repente me soltando The Signal Fire, que trás algo inexplicável, faz você sentir a música no amago da alma, e aí você nem se liga, quando está assistindo o clipe e vê o Howard Jones se levantando e soltando a voz. E depois os dois estão num dueto, cantando juntos é inacreditável!
Outra banda que não podia ficar de fora desse tema é o Helloween, que veio surpreendendo a todos os fãs com os vocalistas Michael Kiske e Andi Deris, claro que temos também o o Kai Hansen que começou no Helloween tocando guitarra e cantando, porém com a sobrecarga de trabalho, ficou apenas com a guitarra deixando os vocais para o então jovem Michael Kiske.

É impossível ver um show com esses monstros todos juntos no palco cantando os maiores sucessos do Power Metal e não sentir um arrepio na espinha! Ainda lançaram nesse ano (2021) um novo álbum autointitulado, contando com os dois vocalistas. É de agradecer ao Deus Metal de joelhos. E mais uma vez provando que é possível ter mais de um vocalista na mesma banda.
Isso me faz pensar se mais bandas aderissem isso, mesmo que fosse para uma música, uma turnê, ou um show comemorativo. Seria um espetáculo imensurável se ainda tivéssemos nosso maestro André Matos, junto com o Edu Falaschi e o Fabio Lione, cantando juntos os maiores sucessos do Angra. Ou então Dio e Ozzy juntos com os sucessos do Sabbath?
Ou então ver um dia o Max Cavalera o Derrick Green cantando juntos?
Iron Maiden já tem 3 Guitarristas, já pensou com 3 vocalistas?!
A lista é infinita e cheia de possibilidades e probabilidades.
É como disse anteriormente em outra redação, quem ganha com essas separações e desavenças somos nós fãs, que vemos o que é bom se multiplicar e fazer aumentar ainda mais nosso setlist de bandas e músicas preferidas.
E aí acha que faltou alguma banda? Conta pra gente aí nos comentários se faltou alguma!
Forte abraço!