OS 10 MANDAMENTOS DO PINK FLOYD

Sim, os progressivos tinham umas regrinhas nada básicas, pra não dar b.o.

O Ministério do Gato Gago (MiMiMi) adverte: esse text contém ironias, brincadeiras e 99% de verdade, mas aquele 1%….

Que o Pink Floyd é a banda mais influente do Universo e uma das melhores do Planeta Redondo, ninguém contesta. Que eles eram cheios de mimimi interno por causa do ego de uns e outros, também. Mas o que pouca gente sabe é que toda essa briga de eguinhos gerou a necessidade de criarem os 10 mandamentos do bom comportamento enquanto estavam em tour. O Blog “A Journal of Musical Things” visitou a exposição “Their Mortal Remains”, exposta no Victoria & Albert Museum em Londres em 2017 e fotografou essa raridade da banda. Nossas fontes conseguiram falar com pessoas familiares ao assunto para entender o que cada mandamento queria dizer, e nós, os estagiários do Baú, direto da sucursal de Ohio, trazemos exclusivamente para vocês os mandamentos (na linguagem original do manuscrito, antes da edição final) e o caô que originou a necessidade de criar cada um deles.

I – “NÃO TE ATRASARÁS: Por favor, observe a poha os horários planejados. Seja para pegar sua bagagem, se encontrar na recepção, ensaios ou, principalmente, para o horário dos shows, seja pontual. Não faça a maioria (nós, os tontos), esperar pela minoria.”
A verdade é que Nick Mason queria muito ser parecido com o Benito de Paula, e deixou crescer aquele bigodão imenso, coletor de molho de macarrão. Ele queria que o seu fosse maior que o do Benito e queria ser chamado de Nick de Paula ou Benito Mason. As horas passando chapinha no bigode faziam com que a trupe se atrasasse.
See the source image See the source image

II – “NÃO ANDARÁS SEM O SEU CRACHÁ: Os crachás devem ser tratados como tesouro, ele é individual, “invendível e imprestável”, jamais deverá ser doado, esquecido ou perdido. Eles são feitos para sua proteção, conveniência e,claro, para não passem vergonha de serem barrados na entrada, karai. Seus convidados vão receber um trem de grudar no peito e, por favor, peça para que não tragam câmeras nem filmadoras. Os celulares ficarão com a Julienne. Estamos cansados de ver nossas vergonhas expostas na deep web”.
Segundo nossas fontes apuraram, os crachás eram tão lisinhos e tão brilhantes que os membros estavam usando para fazer umas carreiras e acabavam esquecendo em todo lugar. O pior foi quando Syd esqueceu o dele numa mesa e o Paul McCartney entrou de bicão nos ensaios para aprender a tocar baixo com o Grande Rogérião das Águas. Dizem às más línguas que não adiantou nada.


III – “NÃO CARREGARÁS EXCESSO DE PESO: cada membro da banda vai receber duas etiquetas de bagagem e respeitem, seus putos! É para levar pouca coisa e, se precisar, lavem as cuecas e as sequem no frigobar”.
Aqui há duas versões para o caso, e chegamos à conclusão de que as duas são verdadeiras: a primeira era que o Richard Wright era cleptomaníaco e costumava levar até mesmo as cortinas do quarto do Hotel, e precisaram colocar a regra para mudar sua atitude. A outra, mais verossímel, era a de que o David Gilmour vivia reclamando de ter que carregar o Rogério nas costas, que era, sem dúvida, um mala, mas um gênio.


IV – “NÃO FUGIRÁS ÀS SUAS RESPONSABILIDADES: Quando saírem do Hotel, vão até a recepção e façam o seu check-out sozinhos e paguem o seu consumo. Ainda que vocês não tenham consumido nada, ainda assim precisam fazer o check-out. Cheguem sempre com antecedência para serem pontuais na saída. Lembrem-se: vocês são todos crescidinhos e não somos seu pai nem sua mãe. Se virem!”
Conta a lenda que o folgado do David Gilmour sempre exigia que o Rogérião das Águas fizesse as coisas por ele. Rogério, que não sabia dizer não, chorava, mas fazia, até o dia que explodiu e se deitou chorando em posição fetal. Foi o gatilho para esse mandamento e onde surgiu a música Childhood’s End (O fim de uma infância).


V – “NÃO ALIMENTARÁS AS MASSAS: Os coffe-breaks e os coquetéis são somente para a banda e a equipe de roadies. Não pense que é um restaurante que dá comida grátis igual o do Bon Jovi, para alimentar família, amigos ou suas paqueras. Comida vai ser servida apenas para quem tiver o crachá. (volte ao mandamento 2)”
Aqui é público e notório o que aconteceu: Rogérião, preocupado com a fome do mundo, roubava coxinhas e quibes para distribuir aos pobres, e o o Mason acabava ficando com fome, pois demorava a desmontar o set de bateria e chegava mais tarde.


VI – “NÃO AGRADARÁS A TODOS: Os ingressos NÃO são gratuitos. Todos os ingressos terão que ser comprados. Por favor, contate a Juliette ou a Maria Joana antecipadamente com suas solicitações para garantir sua satisfação. Seus mesquinhos”.
Quando o Pink Floyd arrebentou e se tornou a banda mais influente do Planeta Redondo, outras bandas (Beatles, Rolling Stones, Genesis entre tantas outras) se aproximaram dos músicos, querendo agrados e ingressos grátis para aprenderem com os mestres. Houve um mpomento em que 80% do público eram bandas inglesas. A única que não pedia era o YES, os pais do Pink Floyd.


VII – “NÃO DARÁS UMA ESCAPADINHA: Se qualquer membro da banda ou dos roadies quiser sair sozinho a qualquer momento, dia ou noite, ele ou ela deverá garantir que o Gerente do Tour saiba e receba um número de contato.
Syd Barret e sua constante busca pela Limonada Soda Diet na companhia da espanhola Maria Joana. Mas dizem que Richard Wright também dava suas escapadinhas para bater um papo com Rick Wakeman.


VIII – “NÃO DARÁS CARONA: Não convide seus amigos e familiares para andarem no ônibus da banda. Evitem passar vergonha e criar climão e digam aos seus convidados que se virem para ir ao show. Estamos cansados de falar que o ônibus só cabem 42 sentados e vocês os transformam no circular paulistano na hora do rush, com 260 de pé.
O maior problema foi quando os membros da banda trouxeram para o ônibus o caipira Jack, o irlandês Johnny, a Peruana Cohkah Hina, a Espanhola maria Joana e até o brasileiro Drurão, cada um com 51 convidados cada. Quebrou a suspensão.


IX – “NÃO FARÁS DEMONSTRAÇÕES PÚBLICAS DE SUAS DEPRESSÕES: Guarde suas mágoas, choradeiras, depressão, problemas pessoais, e todo seu pessimismo somente para vocês, pois ninguém quer ouvir isso. Nada de postagem no Insta, Face ou Twitter provocando o coleguinha”.
A eterna briga de eguinhos entre o Rogério da Água e o David Gilmour estava fugindo ao controle e se tornando público, com múltiplos posts nas mídias sociais um contra o outro. Nick Mason ainda reclamava que ninguém o ajudava a desmontar a bateria e o Wright.. ah, o Wright ficava lá no canto, tocando no seu órgão.


X – “SERÁS OBEDIENTE”: Faça o que eu mando ou levarás um chute no traseiro. Esse recado foi principalmente para os indisciplinados Rogério das Águas e David Gilmour, pois o Mason ainda estava desmontando a bateria e o Wright, bem.. estava lá, tocando no seu órgão.

Se conseguiu chegar até aqui, veja a tábua dos 10 mandamentos:

Baú do Rock

About the Author: Márcio Jean De Carli

%d blogueiros gostam disto: