Programas da Televisão Brasileira que promoveram a Música nas décadas de 80 e 90

Som Pop

Estreou no ano de 1981 pela Tv Cultura com uma roupagem mais moderna que seus antecessores TV2 Pop Show e RTC Pop Show em moldes mais joviais com o surgimento de videoclipes.

Em 1989 com a apresentação de Kid Vinil, toda semana um tema era selecionado e as músicas apresentadas tinham relação com o assunto escolhido permanecendo no ar até 1993.

Som Pop Fonte: Reprodução

Clip Trip

Exibido pela Tv Gazeta entre os anos de 1989 a 1994 contava com a apresentação de Beto Rivera com videoclipes de vários subgêneros de Pop Music em um auditório.

Clip Trip Abertura e Encerramento

A Fábrica do Som

Embora tenha durado apenas dois anos (1983 e 1984) O programa apresentado pelo produtor Tadeu Jungle na Tv Cultura foi considerado um dos mais importantes programas jovens da época da abertura política do Brasil e também eleito “Melhor Musical” pela Associação Paulista dos Críticos de Arte de 1983.

A Fábrica do Som Abertura

Jô Soares Onze e Meia

Pioneiro no formato Talk Show no Brasil, em seus 11 anos (1988 a 1999) transmitido pelo SBT o Programa Apresentado por Jô Soares trouxe inúmeras entrevistas com os mais diversos nomes da Música de Mpb até Rock’ n Roll.

Jô Soares Onze e Meia Abertura

Manchete Clip Show

Em sua primeira versão em 1987 com o nome “Clip Show” e posteriormente em 1998 Já com o “Manchete” acrescido ao título, os telespectadores da emissora poderiam assistir os clipes da atualidade e trechos de Musicais.

Clip Show 1988 Fonte: Reprodução
Manchete Clip Show Abertura 1998

Fúria Metal

Apresentado por Gastão Moreira entre os anos de 1990 a 1998 pela MTV, foi o mais importante programa na divulgação do Heavy Metal e suas vertentes no Brasil.

Inúmeras Lendas do Metal como Bruce Dickinson, Dio, Ozzy… passaram por lá e é claro sem esquecer grandes representantes nacionais Krisiun, Korzus, Dorsal Atlântica e também o icônico especial diretamente de Phoenix Arizona com o Sepultura acompanhando o lançamento do vídeo de Territory.

Fúria Metal MTV Abertura

Musikaos

Também comandado por Gastão Moreira pela Tv Cultura teve duração de fevereiro de 2000 até início de 2003.

Voltado ao público jovem, além de nomes consagrados da música o programa abriu bastante espaço para o circuito alternativo e para artistas de diversas outras frentes como a pintura e a poesia.

Musikaos Fonte: Reprodução

Matéria Prima

Em uma prévia do seria seu próximo programa, Serginho Groisman

comandou a atração com músicas e entrevistas entre 1990 e 1991 pela Tv Cultura.

Matéria Prima Fonte: Reprodução

Programa Livre

Transmitido pelo SBT o programa jovem mais popular dos anos 90 dominava as tardes da tv com musicais, entrevistas, variados quadros e a proximidade com a plateia que podia fazer perguntas aos ídolos.

Com Serginho Groisman no comando durou oito anos desde sua estreia em 1991 até 1998 com a saída do apresentador para a Rede Globo.

O tema de abertura e a música de saídas e voltas dos comerciais também ficaram marcadas na memória dos telespectadores.

Programa Livre Abertura
Programa Livre Tema de saída e retorno de intervalos

Estes programas foram marcos na tv inovando e difundindo a música para todos os cantos do país em uma época onde não se tinha fácil acesso à informação como hoje.

                                                            

Baú do Rock
%d blogueiros gostam disto: