Backingtracks: como a tecnologia cria a oportunidade de tocar junto dos melhores músicos, e sem sair de casa!

Nova parceria do Baú do Rock com a Backing Tracking Brasil, proporciona uma ferramenta para músicos iniciantes e profissionais! Você já ouviu falar do termo backtrack? Sabe o que é? Sabe pra que serve? Se ainda não conhece esse termo ou quer saber mais sobre o assunto, te convido a ler esse artigo pra entender como elas podem te ajudar a desenvolver melhor seus estudos musicais, criar um suporte para apresentações, ou simplesmente servir como um hobbie pra você que gosta de “brincar de músico”.

O que são Backingtracks?

As Backingtracks existem a bastante tempo e são usadas por músicos dos mais variados instrumentos como uma maneira de enriquecer o momento da prática.

Basicamente são arquivos de áudio onde a faixa de um dos instrumentos é retirada, para que você possa acompanhar a música, tocando o instrumento faltante.

A ideia básica por trás das Backing Tracks é te colocar em um contexto de uma banda, mesmo que você não tenha oportunidade de tocar em uma. E funciona na grande maioria dos casos!!

Muitos podem dizer: “Ah, mas uma backing track nunca vai substituir uma banda. Nunca vai substituir uma jam. Onde fica a improvisação?”

É óbvio que uma backing track não vai conseguir salvar em todos os aspectos. Mas se você fez comentários parecidos com esses, eu sugiro uma coisa: tente usar esses argumentos com alguém que trabalhe durante o dia inteiro, chega em casa as 19hrs e mora em um apartamento.

Você verá o que esse guitarrista/baixista/vocalista vai te dizer. Para esses, as Backing Tracks são uma bênção!

 

 

Qual o benefício em usar Backing Tracks?

Se você não toca em uma banda atualmente, certamente está perdendo uma das maneiras mais eficientes e divertidas de aprender e se tornar cada vez melhor como músico.

Tocar em uma banda, perceber e participar da interação entre os diferentes instrumentos, ter a oportunidade de improvisar sobre padrões, são todos aspectos que fazem com que essa maneira seja a mais eficiente para o seu desenvolvimento no instrumento.

Mas é fato que para muitos de nós, tocar em uma banda não é exatamente uma opção no momento.

Felizmente temos cada vez mais e melhores recursos a nossa disposição para tornar as coisas mais fáceis e eficientes e uma delas são as Backing Tracks!

Praticar um instrumento usando Backing tracks traz uma série de benefícios e, principalmente adiciona uma camada de novidade na sua rotina de treinos. Os melhores benefícios que podemos listar são;

  • A oportunidade de praticar sempre em um contexto de banda.
  • Aumenta a habilidade de tocar se mantendo no tempo correto
  • Aumento da sua biblioteca de Riffs, músicas e solos
  • Aumento da sua capacidade de improviso

E esses benefícios podem ser ainda maiores. Tudo depende de como você pratica!

Como eu uso Backing Tracks?

Existem algumas maneiras para que você possa usar as Backing Tracks e você deve escolher a maneira que funcionar melhor para você e sua realidade.

Separamos aqui dois modos que são bastante comuns para usarmos as Backing Tracks, veja só:

Usando uma Backing track com o seu sistema de som:

Se você tem um bom sistema de som, pode optar por usá-lo junto do seu amplificador, de maneira que, no seu sistema de som você toque a Backing Track, enquanto o seu amplificador fica responsável por soltar o som do seu instrumento ou voz!

O único ponto negativo dessa opção é a limitação relacionada ao barulho.

Você dificilmente conseguirá usá-la em apartamento ou tarde da noite. Por outro lado, você praticará as suas habilidades de timbrar o seu amplificador para chegar nos timbres que busca.

Usando uma Backing Track com o instrumento ou microfone plugado no computador:

Se você tem em mão uma interface de áudio ou qualquer outro equipamento que permita que você conecte seu instrumento ao seu computador, então você tem mais uma excelente opção para praticar usando Backing Tracks.

Nessa situação você pode usar um software como o Audacity ou Reaper por exemplo, para soltar a backing track enquanto você a acompanha tocando seu instrumento e monitorando tudo pelo fone.

A melhor parte dessa opção é poder praticar mesmo de madrugada, ou em apartamentos, onde um amplificador a todo volume não seria muito bem vindo.

 Como ter acesso a Backtrackings de qualidade?

Ao procurar por backtrackings na internet, você vai se deparar com 4 grandes problemas:

  • Você vai encontrar essas trilhas já editadas e sem possibilidade de realizar alterações nelas.
  • É muito difícil encontrar essas trilhas para instrumentos como contrabaixo e bateria, já que a grande maioria do material disponível é focado no estudo da guitarra.
  • Muito material disponibilizado é de baixa qualidade, sendo a grande maioria em formato MIDI, aquelas trilhas utilizadas em teclados para simular o som de outros instrumentos.
  • Repertório: você vai encontrar muitos sites disponibilizando sempre o mesmo material.

Porém, existem meios de encontrar backtrackings de ótima qualidade, com trilhas editáveis, em qualidade MP3 e com um repertório diferenciado.

Nesse caso estamos falando do Pack criado pelo canal Back Tracking Brasil, novo parceiro do Baú do Rock:

https://homeropassosjunior.kpages.online/baudorock

O canal Backtracking Brasil disponibiliza no Youtube backtracks para guitarristas, contrabaixistas e vocalistas. Mas ele vai mais além!

Os criadores do canal criaram um super pack focado no Rock/Pop Nacional e Internacional. Esse pack inicia com 1200 backtracks totalmente editáveis, em MP3 e com grande qualidade.

E não para por aí. O acesso ao pack é vitalício e tem atualizações mensais: todo mês são incluídas cerca de 50 novas músicas. E dá pra melhorar? Sim, com certeza! Os assinantes participam de um grupo no Telegram onde podem fazer pedidos de músicas para serem incluídas nas atualizações.

E agora vem a cereja do bolo! O pack está sendo oferecido com um valor diferenciado para você que é seguidor do Baú do Rock!

Para mais informações, acesse o link a seguir e conheça todos os benefícios de ser um assinante parceiro do Baú do Rock!

https://homeropassosjunior.kpages.online/baudorock

Por Homero Passos Júnior / Parceiro Baú do Rock!

 

Baú do Rock

About the Author: baudorock

%d blogueiros gostam disto: